Uma pesquisa realizada pela consultoria Bain & Company, com 5 mil profissionais de 4 países sul-americanos, aponta que o sentimento de pertencimento e inclusão no ambiente de trabalho promove impactos sobre a atração e retenção de talentos.
Isso porque, colaboradores que se sentem menos incluídos no trabalho são 8 vezes mais propensos a procurarem outras oportunidades, além de 17 vezes mais chance de não recomendarem a empresa em que trabalham.
Os dados apresentados pela pesquisa indicam que apenas 46% da amostra se sente incluído no ambiente organizacional. Nesse sentido, as diferenças mais significativas nos níveis de inclusão estão relacionadas ao nível hierárquico dos respondentes.
De acordo com Luiza Mattos, coautora do estudo, de maneira oposta à diversidade, que pode ser vista e mensurada, a inclusão abrange fatores mais complexos. Sendo assim, os profissionais entrevistados destacam quatro questões elementares:
Dessa forma, a pesquisa reafirma como a inclusão é estratégica para as empresas. Por isso, acreditamos que a Análise de Clima Organizacional, bem como a Cultura de Feedbacks e 1:1 são essenciais para compreender e implementar as necessidades de inclusão dos colaboradores.
Oferecemos soluções que valorizam e agilizam a tomada de decisão estratégica de Gente & Gestão. Conheça a Plataforma PRO!