Dona Margarida aprendeu a ler e escrever sozinha em um cafezal. Fez o parto sozinha de uma de suas filhas, Verônica.
Verônica quase foi freira e viveu a vida monástica por 10 anos, quando conheceu seu marido, que também havia estudado para ser padre.
Estes são alguns recortes da origem de vida e história de Angela Donaggio, Ph.D., M.Sc., minha entrevistada no primeiro episódio de 2025 do podcast Conversas com Proposito.
Angela é sócia-fundadora e CEO da Virtuous Company Consultoria e Educação Executiva, consultoria especializada nas áreas de governança, diversidade, ESG e ética. Especialista em Cultura Ética e Pertencimento, é coordenadora dos Programas FemLeader e Programa de Lideranças Virtuosas, ambos da Virtuous Company.
Nossa conversa traz histórias e conceitos muito importantes, como o da transgressão geracional (ela própria um exemplo do tema) ou a heurística da disponibilidade, elemento fundamental para entendermos melhor o nosso funcionamento em relação a diversos temas, como por exemplo a forma como lidamos com a diversidade.
Falamos sobre a importância da obstinação, da empatia e da abertura ao novo como características importantes para a liderança – três aspectos muito presentes no perfil de Angela.
Falamos sobre o elefante e o jockey, partes integrantes de nossos sistemas cerebrais (analogia criada por Jonathan Haidt, psicólogo da NYU Stern), bem como sobre nossos vieses inconscientes.
Falamos sobre o letramento como uma jornada, um idioma que precisa ser aprendido, desenvolvido e atualizado por todos nós.
Tudo isso e muito, muito mais no episódio que você pode conferir nos links abaixo:
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ynLVLniMpy8
Spotify: https://open.spotify.com/episode/1ojUxjbehvtdSdbJnlCHo7