Peças teatrais, massagens, ginástica laboral, sorteios de brindes. Essas atividades que costumavam diversificar e descontrair a programação da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho estão impedidas ou foram bastante limitadas na edição 2020 do evento. Ainda assim, é possível investir em estratégias e alternativas para manter o engajamento quando o assunto é palestras SIPAT.
O primeiro aspecto a considerar ao preparar a programação para este ano é o fato de que as pessoas estão passando muito mais tempo na frente do computador do que antes. Só nos três primeiros meses de pandemia, o uso da internet aumentou 112%, segundo a plataforma de armazenamento em nuvem responsável por 30% do tráfego online mundial, a Akamai. Por outro lado, o acesso à internet é precário para 70 milhões de brasileiros.
Como conciliar esses dois dados tão discrepantes ao fato de que o ideal é ainda manter o isolamento, e garantir um evento bem sucedido, justamente usando a internet?
A solução, para algumas empresas, tem sido manter seus colaboradores em casa e fornecer pacotes de dados que permitam o acesso às informações necessárias para as atividades. Criando, dessa forma, atividades mistas, que usem a internet, mas não exijam longos períodos na frente do computador.
Apostar em diversidade de formato para que nem todas as palestras da SIPAT sejam síncronas, ou seja online e live streaming, é outra opção. Se o usuário puder baixar os conteúdos para visualização posterior, ele pode aproveitar os horários em que o tráfego de dados estiver menos intenso.
Preparar vídeos mais curtos, ao invés de palestras com uma ou duas horas de duração, incluir artigos, conteúdos em áudio, quizzes, quadrinhos, charges e materiais mais leves também contribui neste sentido, já que exigem menor banda e, ao mesmo tempo, podem ser salvos para consumo e leitura offline.
É importante que a SIPAT Digital considere também o incentivo à convivência, à interação e à troca. Isso pode ser feito a partir da formação de grupos ou da criação de fóruns online, onde os colaboradores podem deixar mensagens para seus colegas nos murais ou criar debates em tópicos coletivos.
Conteúdos para palestras SIPAT 2020
Um modo de diversificar o evento, além dos formatos de apresentação, é investir na variedade de assuntos. A matriz de conteúdos desenvolvida pela PRO Talent Insight sugere seis grandes temas, cada um com oito subtemas, que podem ser tratados em palestras SIPAT, em vídeo-aulas, quizzes, lives e também nos materiais de divulgação.
As temáticas dão conta das principais questões envolvendo saúde, segurança do trabalho e qualidade de vida, mas também abordam aspectos do cotidiano que nem sempre são associados pelos colaboradores à saúde laboral
plPor exemplo: hobbies, lazer, tempo de sono e tempo de qualidade com a família. Criar palestras na SIPAT com formatos mais dinâmicos e tratando de temas como estresse, com bom humor e descontração, pode proporcionar bons momentos e conexão entre os colaboradores, e entre estes e seus gestores, melhorando assim a convivência.
As pautas das Palestras SIPAT também dialogam com a cultura organizacional e podem colaborar para sua consolidação e fortalecimento, se bem direcionadas. É comum que, ao tratarem este evento com menor importância, as companhias perdem a oportunidade de aproveitar o momento para criar laços e tornar a empresa mais unida e resiliente.