Uma pesquisa realizada pela consultoria Bain & Company, com 5 mil profissionais de 4 países sul-americanos, aponta que o sentimento de pertencimento e inclusão no ambiente de trabalho promove impactos sobre a atração e retenção de talentos.
Isso porque, colaboradores que se sentem menos incluídos no trabalho são 8 vezes mais propensos a procurarem outras oportunidades, além de 17 vezes mais chance de não recomendarem a empresa em que trabalham.
Os dados apresentados pela pesquisa indicam que apenas 46% da amostra se sente incluído no ambiente organizacional. Nesse sentido, as diferenças mais significativas nos níveis de inclusão estão relacionadas ao nível hierárquico dos respondentes.
- 70% dos respondentes em cargos sêniores se sentem totalmente incluídos. Já em cargos de entrada, este número se reduz a 41%.
De acordo com Luiza Mattos, coautora do estudo, de maneira oposta à diversidade, que pode ser vista e mensurada, a inclusão abrange fatores mais complexos. Sendo assim, os profissionais entrevistados destacam quatro questões elementares:
- Fazer parte de equipes diversas;
- Ter ideias e opiniões percebidas;
- Sentir-se único e valorizado; e
- Apoio para desfrutar de mesmas oportunidades que os demais.
Dessa forma, a pesquisa reafirma como a inclusão é estratégica para as empresas. Por isso, acreditamos que a Análise de Clima Organizacional, bem como a Cultura de Feedbacks e 1:1 são essenciais para compreender e implementar as necessidades de inclusão dos colaboradores.
Oferecemos soluções que valorizam e agilizam a tomada de decisão estratégica de Gente & Gestão. Conheça a Plataforma PRO!