Como organizar uma SIPAT? Veja direcionamentos de formatos e conteúdos

Como organizar uma SIPAT? Veja direcionamentos de formatos e conteúdos

Admin Talent PRO

A sensação de saturação é geral: nem gestores, nem colaboradores aguentam mais falar sobre COVID 19, Coronavírus, Pandemia, Isolamento social – termos que passaram a fazer parte do nosso cotidiano. E aí, chega a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho. Como organizar uma SIPAT sem tocar nestes temas, que são essenciais para saúde e segurança coletivas, em 2020?

Estruturar um evento bem sucedido, que envolva e engaje a todos, que seja eficiente, e não apenas para cumprir protocolo, já era um desafio em cenários convencionais, sem pandemia. Mas, neste ano, isso se tornou ainda mais desafiador.

Algumas decisões e encaminhamentos podem ser muito úteis para alcançar resultados melhores. Neste sentido, preparamos algumas dicas de direcionamentos, formatos e conteúdos que podem ajudar a organizar a SIPAT 2020, para que seja inspiradora e contribua com a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores. Confira!

Não perder de vista a essência do evento

Antes de tudo, é preciso lembrar qual é o verdadeiro objetivo da Semana Interna de Prevenção de Acidentes: colocar a segurança em pauta, abrir para o diálogo, interagir e treinar os colaboradores para que tenham sempre as Pessoas como norte de suas atividades. Tendo isso em vista, cabe uma autoavaliação das companhias: em quais vertentes estamos pecando? Em quais aspectos os funcionários precisam melhorar?

Escuta ativa dos colaboradores

Esta prática vale ouro ao organizar uma SIPAT. Se o objetivo é melhorar a saúde e segurança dos colaboradores, eles são quem mais tem a dizer sobre o que precisa ser aprimorado. Que práticas criam brechas de insalubridade e insegurança? Que comportamentos reforçam esses riscos? Pensar coletivamente é a melhor forma de identificar essas nuances.

Avaliar o contexto atual da companhia

Qual a realidade da organização no momento em que a SIPAT 2020 será realizada? A empresa está atuando fisicamente, remotamente ou de maneira mista, com parte dos colaboradores em casa e parte remota, ou com alguns dias de expediente no escritório e outros à distância? Isso pode influenciar na escolha do formato, ou seja, se o evento será presencial ou digital.

Considerar uma etapa digital

Mesmo quando a empresa não está mais em home office, a SIPAT Digital pode ser um recurso eficiente para diminuir a sensação de entrave do expediente que muitos colaboradores têm durante a sua realização.  As experiências pré-pandemia da PRO Talent Insights na condução de eventos do tipo sugerem que esse formato funciona muito bem para companhias que têm mais do que uma filial e estão em diferentes cidades, pois aproxima e integra os colaboradores, proporcionando espaços de fórum e discussão.

O modelo digital amplia o escopo em termos de número de pessoas e tempo de interação, além de diminuir as aglomerações de pessoas e ajudar a atender às recomendações de segurança – não é porque a empresa retomou as atividades que reunir dezenas ou centenas de funcionários em uma mesma palestra se tornou recomendável.

Avaliar e selecionar os conteúdos com cuidado

Sobre o que falar ao organizar uma SIPAT? A PRO criou uma matriz de conteúdos baseada em seis macrotemas: Segurança, Saúde Física, Comportamento, Hábitos, Ambiente de Trabalho e Organização pessoal. A distribuição de conteúdos, palestras e eventos em torno destes temas ajuda a equilibrar a organização da SIPAT, diversificando e gerando mais engajamento – os funcionários podem optar pelos que mais lhe interessam ou mais influenciam na sua rotina.

Proporcionar conteúdo de qualidade, interessante e bem-humorado

Qualquer atividade obrigatória é imediatamente tachada pelos colaboradores como monótona e desinteressante. Que ações podem convencer o colaborador de que aquela é de fato uma oportunidade de crescimento e aprendizado? Conteúdos dinâmicos, que demandam ação, reflexão e resposta – uma Call to Action, ou Chamada para a Ação – tendem a ser mais bem sucedidos.

Fazer o colaborador sentir-se parte

Jograis, Festivais de Música, Gincanas, Competições e outras programações de entretenimento costumam ser boas saídas quando o evento é presencial. Muitas delas continuam viáveis quando se trata de um evento online, onde também é possível utilizar áudio, vídeo e ferramentas como os quizzes para garantir o envolvimento dos colaboradores.

Alguns conteúdos da Pro Talent Insights, por exemplo, investem no personagem Joe Labor, desenvolvido pelo CEO da empresa, André Caldeira, para seu livro “Muito Trabalho, Pouco Stress”, e que agora foi incorporado à plataforma de SIPAT Digital da empresa, para ilustrar e dar forma a algumas situações tratadas nos conteúdos.

Pensar no público alvo. As rotinas, demandas, preferências e interesses do diretor da empresa, dos gestores de departamentos e dos colaboradores de diferentes áreas são muito diversas. O que vai interessar a um dificilmente também vai prender a atenção do outro e, embora a interação seja interessante e atividades que promovam esse envolvimento fora das bolhas sejam importantes, é preciso pensar em conteúdo que sejam construtivos de maneira mais direcionada, também.

Tendo esses direcionamentos em mente, a questão sobre como organizar uma SIPAT se torna um pouco mais fácil de ser respondida, em coletivo, envolvendo todos os níveis hierárquicos da companhia.

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