Um dos aspectos mais importantes e que justificam a realização das Semanas Internas de Prevenção a Acidentes de Trabalho é a aproximação. Fortalecer o senso de comunidade na organização, incentivando que os colaboradores cuidem uns dos outros. Há quem se pergunte se faz sentido, então, promover estes eventos quando as pessoas não podem se encontrar pessoalmente, de forma a realizar uma Sipat Digital?
A resposta é, na verdade, uma inversão de raciocínio: discutir a segurança dos trabalhadores talvez nunca tenha sido tão importante, e, mais do que isso, com uma ativação pelo exemplo, respeitando a recomendação de saúde pública para evitar aglomerações. Além disso toda a situação de isolamento social evoca uma série de outros desafios à saúde física e mental dos profissionais que precisa ganhar força na pauta da SIPAT 2020.
Uma vez que o objetivo deste evento é promover ações de conscientização, aprendizado e discussões a respeito dos temas de segurança e saúde ocupacional, não há nenhum impeditivo para que seja realizado à distância, desde que a programação contemple alguns aspectos importantes que serão tratados em seguida.
Há companhias que, mesmo antes da necessidade do isolamento, já optavam pela SIPAT Digital, aproveitando as vantagens desse formato. Dispensar a sincronicidade das atividades é uma delas. Isso significa que algumas das ações podem ser feitas em horários diferentes, quando for mais conveniente ao colaborador, oferecendo mais flexibilidade.
Os principais desafios desse formato são gerar e manter o engajamento dos colaboradores, a integração entre os temas e encontrar o tom certo para os encontros digitais, de forma a não se tornarem cansativos e maçantes aos envolvidos.
Há uma série de soluções disponíveis para tornar a SIPAT virtual um período de envolvimento real dos colaboradores, basta que as companhias invistam em buscar essas ferramentas. Um cuidado importante a ser tomado é o de evitar que simplesmente se “transfira” o evento no seu formato presencial para uma plataforma como o Zoom ou o Google Meet.
A assistência de prestadores de serviços especializados neste tipo de evento também pode ajudar. A PRO Talent Insights, por exemplo, oferece um programa personalizável para realização de SIPAT Digital com conteúdos proprietários que permite ampliar o escopo do evento em número de pessoas e tempo de interação.
A empresa utiliza uma plataforma que emprega o modelo SAAS white label, com ambiente digital 100% seguro e customizado com logo e cores da organização, bem como acesso restrito aos colaboradores mediante uso de senha ou e-mail.
A programação adapta com consciência diversas ações recomendadas para tratar dos temas da SIPAT. As palestras, por exemplo, que são um formato recorrente nas versões presenciais, podem ser adaptados para conteúdos com vídeos de curta duração, textos curtos, conteúdos em áudio.
Selecionar os conteúdos tendo em vista o momento atual da empresa também é um caminho interessante, pois permite que as pessoas se conectem com os temas discutidos. Que tipos de desafios ou dificuldades as pessoas estão tendo por trabalhar em casa, por exemplo? Essa é uma questão que pode ajudar a desenvolver uma conversação sobre saúde ocupacional em tempos de pandemia.
Outro recurso que contribui para tornar a SIPAT Digital menos “automática” e mais interessante aos colaboradores é a proposição de desafios e quizzes. O tradicional clima de competição entre os colaboradores que diverte com brincadeiras, jograis e gincanas pode sim ser reproduzidos também num contexto remoto.