A ausência do ponto de interrogação no título deste texto é proposital: o objetivo é que ele seja justamente uma resposta a uma questão que muitos líderes estão se fazendo neste ano: como fica a SIPAT 2020 em um cenário de pandemia, no qual muitas companhias estão atuando parcial ou integralmente em modo remoto?
Home office é, sem dúvida, um assunto que estará em pauta no planejamento da SIPAT 2020. A ideia de que os colaboradores estarão em suas casas durante a realização do evento pode ditar toda uma nova forma de pensá-lo – e de uma maneira positiva.
Embora possa ser desafiadora, à primeira vista, a necessidade de adaptar a programação da SIPAT para realização em home office na verdade pode ser encarada como uma oportunidade de reavaliar completamente a maneira como esse evento é imaginado – tanto por quem o organiza, quanto pelos próprios colaboradores.
Para algumas empresas, inclusive, essa prática já não é novidade. A PRO Talent Insights desenvolveu uma completa plataforma para realização de SIPAT Digital que foi implementada há mais de seis anos. Já em seus primeiros programas, os resultados foram surpreendentes: enquanto a semana nos moldes convencionais envolvia cerca de 9 mil funcionários, a nova estratégia virtual obteve alcance de 104 mil colaboradores, vindos de 4 mil localidades, e alcançou 65% do quadro de colaboradores da instituição.
Desde então, a PRO vem aprimorando a solução desenvolvida em 2014, com conteúdos novos e atuais, aprimorando os recursos de versatilidade e dinamismo da plataforma, de modo que a Sipat Digital se tornou um produto adaptável a empresas de diferentes portes e setores.
A experiência da companhia com este serviço permitiu elaborar algumas sugestões que facilitam ou tornam mais eficiente a adaptação da programação SIPAT 2020 para o home office, para que seja tão ou mais eficiente que a presencial. Confira!
Flexibilidade de horários é uma demanda de hoje dos profissionais. E um dos motivos pelos quais essa exigência ganhou tanta força nos últimos anos é que as pessoas preferem organizar suas próprias agendas respeitando os períodos do dia em que produzem melhor, ou em que as atividades fluem mais tranquilamente, tendo em vista aspectos como características pessoais ou agenda de clientes, por exemplo.
Assim, ao promover online um evento como a SIPAT, muitas empresas caem na armadilha de exigir que as atividades sejam realizadas pelos colaboradores no mesmo horário. Por exemplo: promovendo uma live e exigindo que todos se apresentem para assisti-la em tempo real.
Exigências como essa descaracterizam o próprio cerne da ação virtual e transformam em problema uma das principais vantagens da SIPAT digital. A carga da obrigatoriedade ofusca o potencial de crescimento, aprendizado e desenvolvimento pessoal de uma SIPAT Digital.
Assim, a dica é evitar lives, especialmente longas, maçantes e recorrentes, e preferir conteúdos mais curtos, dinâmicos, inspiradores e com densidade, permitindo que os participantes assistam, comentem, compartilhem e se envolvam.
O truque é transformar o conjunto de materiais quase numa espécie de entretenimento para os colaboradores, que, em alguns casos, podem até mesmo consumi-los em conjunto com a família. Aliás, muitas empresas envolvem as famílias dos colaboradores na SIPAT presencial, então por que não convidá-las a participar também na versão digital?
Já que a programação deve girar em torno de práticas que previnem acidentes, incentivam o cuidado e alimentam o interesse por saúde física e mental, se os formatos e conteúdos forem interessantes, e com a comunicação certeira e direcionada, o funcionário pode se interessar genuinamente por aprender e aprofundar seus conhecimentos naqueles tópicos.
Como o caso da PRO ilustrou bem, a Sipat Digital carrega a possibilidade de criar engajamento em mais do que uma direção – do colaborador com a empresa, com seus gestores e com os colegas. Líderes, liderados, gestores, indivíduos que atuam em setores diferentes que normalmente não se comunicam podem interagir nas caixas de comentários das atividades e se aproximar. Essa oportunidade de integração aproxima e humaniza, especialmente para companhias com filiais em localidades distintas.
Retomando um aspecto já citado acima, nada disso é possível se a companhia optar por transmitir via internet uma programação que havia sido pensada para uma situação presencial. Investir em variedade de formatos e de conteúdo, expandindo o escopo de temáticas abordadas e sua maneira de apresentação, vai trazer resultados reais de engajamento e conscientização.
Uma maneira de fazer isso é criando uma linguagem que funcione com seus colaboradores. No caso da plataforma de SIPAT Digital desenvolvida pela PRO, as mensagens se alternam entre vídeos, artigos, dicas práticas, enquetes e frases de motivação, utilizando a tecnologia e a criatividade para melhorar a experiência do usuário.
Em alguns casos, o conteúdo é apresentado pelo Joe Labor, um personagem criado por André Caldeira e introduzido em seu livro “Muito Trabalho, Pouco Stress”. Caricatura de um indivíduo que vive para a carreira e cuja rotina não tem equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, Joe Labor ajuda a ilustrar uma realidade que deve ser objetivo da SIPAT evitar. Das páginas do livro para o conteúdo do evento, fica mais fácil aos colaboradores assimilarem a essência do material.