A COVID-19 transformou muitos aspectos da cultura empresarial, mas houve um item que permaneceu inalterado: a obrigatoriedade de realizar a SIPAT 2020, a Semana Interna de Prevenção contra Acidentes de Trabalho. Mesmo com a pandemia, ou talvez especialmente por conta dela, neste ano a preocupação com segurança do trabalho não pode ficar em nível secundário de prioridade.
As exigências são as mesmas: a SIPAT 2020 deve durar semana toda, como de costume, e deve ser aberta a colaboradores da empresa e terceirizados que trabalhem no mesmo ambiente, sem limitação de número de participantes.
O que mudou, na verdade, foi que a pauta da SIPAT 2020 ganhou alguns novos temas imprescindíveis para garantir uma programação atual e eficiente. Como a NR-5 não determina quais são os assuntos obrigatórios, as empresas contam com uma certa maleabilidade ao definir a programação, levando em consideração a sua própria realidade e cotidiano.
Por exemplo: companhias que estão operando integralmente em regime de home office podem direcionar mais tempo e mais eventos da SIPAT 2020 a tratarem de questões como a saúde mental e a ergonomia do trabalho remoto, os desafios de conciliar casa, família e isolamento ao atuar neste regime, entre outros.
Para companhias que estão com suas equipes em casa, também vale tratar da preocupação com aspectos como LER, saúde visual, exercícios laborais e alongamentos.
Já as que não têm a possibilidade de atuação remota podem pesar mais a programação no tema da prevenção, não aglomeração, uso de máscaras e higienização adequada das mãos, respeito ao espaço dos colegas, entre outros.
Adequações da SIPAT 2020
Mesmo que as companhias estejam atuando em modo remoto, a SIPAT 2020 permanece obrigatória, podendo ser adaptada para a versão digital. Nestes casos, há uma série de ajustes possíveis para tornar o evento mais produtivo e não perder o engajamento, bem como continuar tratando de pautas que continuam importantes, embora estejam recebendo menos destaque durante a pandemia.
Entre as vantagens deste formato de SIPAT Digital estão a facilidade de mapear o engajamento e os resultados da semana e de segmentar eventos, palestras e assuntos de acordo com o setor e seus desafios, adequando os conteúdos também aos níveis hierárquicos e intercalando diferentes tipos de materiais.
Tendo em vista essa diversidade, a PRO Talent Insights desenvolveu uma plataforma com uma matriz de conteúdos que contempla tanto os temas mais clássicos e necessários da SIPAT, quanto os que ganharam centralidade com a pandemia.
A programação da SIPAT 2020 inteiramente digital e a preparação destes conteúdos para o universo online é um exemplo dessa guinada digital das empresas. Segundo a revista Forbes, 70% das organizações já possuem ou estão trabalhando em uma estratégia de transformação digital. Tendo em vista os resultados já alcançados nas primeiras edições da SIPAT Digital, mesmo antes da pandemia, a PRO acredita que este formato veio para ficar.